quarta-feira, dezembro 22, 2010

Colação

Três anos atrás, ou quatro – para alguns – entram no CEMI as novas turmas de primeiro ano. Eram crianças, imaturos, por vezes perdidos... Hoje ainda somos de certa forma, mas melhoramos, nós mudamos.
Dizem que o CEMI é diferente. Mas quem é diferente de verdade? A resposta está sentada neste auditório, porque a diferença vem de cada um de nós. Somos únicos e deixamos uma marca e diferença nesses anos que passamos no CEMI.
Além da diferença em si, fizemos mais... Muito mais. Nós fizemos amizades, algumas que carregaremos pelo resto da vida; fizemos história, que esperamos que seja lembrada; namoramos, e alguns podem perder as contas de quantos namorados tiveram; choramos, sozinhos ou acompanhados; rimos, mas sempre com alguém do lado; brigamos, e acreditem, na maioria das vezes por besteira; amamos com intensidade; e vivemos – acima de tudo vivemos o que pudemos e queríamos no CEMI.
Além disso tudo, ainda deu tempo pra fazer uma empresa e um robô no 1º ano. Fizemos muitíssimas listas de matemática durante três ou quatro anos; estivemos “corretíssimos” muitas vezes, e as aulas de história sempre foram “ululantes” demais. Física em sala de aula nunca foi tão fácil, e fazer arte durante um Sarau nunca foi tão prazeroso. Todo mundo aqui adora cuscuz, e também os elogios carinhosos que certo professor de biologia nos faz, como: “acéfalos”. Isso mesmo, todo mundo adora, principalmente quando é chamado de ridículo.
Todo mundo adora tudo isso, e talvez esse seja o motivo pelo qual o assunto mais falado deste último ano é que vai acabar. Vão acabar os almoços com os amigos no meio do corredor, as cocas e as benditas listas de exercícios compartilhadas, as rodinhas de cantoria na sala, os jogos na quadra sob o sol escaldante. Sim, estão dizendo que acabou, então ninguém vai mais “plantar camponês”, nem tocar “gato e cachorro”, nem pedir pro Lerry cair fora. Onde vamos jogar Twister, jogar Guitar Hero, e matar aula dentro da sala de aula? (e é claro que é possível não assistir aula dentro de sala!). Onde agora vamos montar nosso cassino para jogar Truco, Uno, Poker, e depois escolher entre verdade e conseqüência? – E só pra comentar, quantas coisas descobrimos com verdade e conseqüência hein!
Tudo isso que eu citei agora são lembranças. Olhe ao seu redor: essas são suas lembranças. Suas lembranças não são daquele prédio, suas lembranças são dessas pessoas, desses momentos, dos seus professores – que são amigos antes de tudo -. Algumas dessas pessoas você nunca mais vai ver, outras vão sair de mãos dadas com você hoje daqui. O importante é que hoje você faça as pazes com quem tenha que fazer, para que não fique nenhuma mancha em um dos melhores momentos da sua vida.
Tudo isso agora é história. Uma história de mudança, amadurecimentos, alegria e amor.
E olha o que essa mudança trouxe: uma nova vida, um novo recomeço! A partir de hoje nós assumimos a responsabilidade do nosso futuro, sem que ninguém segure nossa mão e que vá parar a aula para nos encher de conselhos e tentar nos ajudar a encontrar uma luz... Para nos ajudar a achar um caminho. A partir de hoje vamos começar a decidir quem vamos ser. É a partir de hoje que vamos cuidar de nós mesmos e, por favor, vamos cuidar com carinho.
Olhe para dentro de si mesmo. Visualize a pessoa maravilhosa que tem aí dentro, e agradeça as pessoas que te ajudaram a se transformar em tudo isso que você é hoje. Agradeça a sua família, seus amigos, seus professores. Pegue na própria mão e se convide para trilhar uma vida de sucesso. Em outras palavras: só depende de você, e unicamente de você para sua vida, a partir de agora, ser aquilo que você sempre sonhou.
Olhando pra gente, não é mais possível visualizar alunos do Ensino Médio. Não é mais possível visualizar as mesmas pessoas que entraram aqui anos atrás. Vejo futuros médicos, advogados, físicos, terapeutas, engenheiros, professores, psicólogos, geólogos, atores, entre tantas outras coisas que podemos ser.
Não vou dizer agora para vocês não chorarem, porque quem não vai chorar hoje?
Mas vou dizer que não é o fim. Não acabou.
É apenas o começo de uma fase maravilhosa na sua vida.
Prepare-se... Isso aqui é apenas o ponta pé inicial.

Nenhum comentário: